Van ‘t Hoff morre aos 18 anos após acidente na corrida 2 da FRECA na Bélgica

O holandês Dilano van 't Hoff morreu aos 18 anos após sofrer acidente forte sob chuva na Kemmel, em Spa, durante a corrida 2 da FRECA

Tragédia na corrida 2 da etapa de Spa-Francorchamps da FRECA. O piloto holandês Dilano van ‘t Hoff, de apenas 18 anos, morreu após se envolver num forte acidente com Adam Fitzgerald na reta Kemmel. O representante da MP foi acertado em cheio pelo carro do piloto da RPM, em manobra semelhante a que também matou Anthoine Hubert na mesma pista em 2019, durante a Fórmula 2.

A chuva que cai sobre a região desde a madrugada acabou agravando a situação. O acidente aconteceu perto do final da prova, após intervenção do safety-car. Com a pista liberada a dois minutos para a bandeirada, o spray de água na Raidillon dificultou a visibilidade, com Tim Tramnitz perdendo o controle do carro e batendo em seguida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

ATENÇÃO: CENAS FORTES A SEGUIR

O acidente fatal do jovem Dilano van ‘t Hoff (Reprodução)

Foi quando veio o lance fatal: no meio do tráfego, van ‘t Hoff colidiu com um dos adversários e ficou atravessado na entrada da reta Kemmel, que sucede à veloz combinação de curvas Eau Rouge + Raidillon. Fitzgerald vinha em alta velocidade e não conseguiu desviar do colega, atingindo-o na lateral.

A bandeira vermelha imediatamente foi acionada, levando a corrida ao encerramento. Dilano foi transferido com urgência para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no caminho.

A Federação Internacional de Automobilismo emitiu nota após a confirmação da morte de van ‘t Hoff. “A FIA estende suas condolências à família e amigos de Dilano van ‘t Hoff e à MP Motorsport Team após o incidente de hoje durante o evento do Campeonato Europeu de Fórmula Regional em Spa-Francorchamps.”

A MP, equipe de Dilano, também se manifestou: “A MP Motorsport está profundamente triste em confirmar que nosso piloto, Dilano van ‘t Hoff, faleceu após um acidente durante a segunda corrida da Fórmula Regional Europeia em Spa Francorchamps.”

“Estamos arrasados ​​com a perda de um dos nossos maiores talentos holandeses, que trouxe tanta energia para nossa equipe durante os anos em que correu conosco. Dilano faz parte da nossa família de pilotos desde sua estreia no automobilismo com a MP em 2021. Oferecemos nossas sinceras condolências à família de Dilano e seus entes queridos, e apoiamos totalmente a eles e aos membros de nossa equipe que perderam não apenas um piloto, mas também um amigo”, completou o time holandês.

Dilano van ‘t Hoff era mais um holandês na esteira do fenômeno Max Verstappen (Foto: Reprodução)

Van ‘t Hoff era mais um dos holandeses que vieram na esteira do sucesso absoluto de Max Verstappen. O rapaz teve bons resultados no kart, mas foi quando migrou para os monopostos que deu a sensação de que poderia até ser o próximo holandês da F1 — posto que Nyck de Vries acabou ocupando de forma surpreendente.

Aos 16 anos, Dilano sagrou-se campeão da F4 Espanhola, em cima do ótimo Pepe Martí, em campanha dominante de 10 vitórias em 21 corridas, além de 13 poles e mais 16 pódios. A carreira toda do holandês foi pela MP Motorsport, equipe de seu país natal.

A passagem pela FRECA não era como Dilano havia imaginado. Em 2022, ano da primeira temporada completa na categoria que geralmente dá acesso à F3, apenas 1 pódio na Espanha e um 19º lugar geral. O início de 2023 estava duro também, com a 18ª colocação parcial e pontos apenas em Ímola e na Hungria.

Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, usou as redes sociais da categoria para se manifestar. “Estamos muito tristes ao saber da morte de Dilano van ‘t Hoff hoje em Spa-Francorchamps. Dilano morreu em busca de seu sonho de chegar ao auge do automobilismo. Juntamente com toda a comunidade do automobilismo, nossos pensamentos estão com sua família e entes queridos”, disse o dirigente.

Antes da largada da corrida da Fórmula 2 na Áustria, houve um minuto de silêncio em memória de Van ‘t Hoff.

Organização faz minuto de silêncio pela morte de Dilano van ‘t Hoff no Red Bull Ring (Foto: Reprodução)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.